Não sei se foi a casa da inês, com marcas de gente que lá viveu há muito tempo, se os films noir que me pairam há dias na cabeça ou voltar a estar com eles, o certo é que gosto imenso destas fotos meias paradas no tempo. Tenho fotografado muito, quase exclusivamente, a preto e branco, e neste momento é em tons de cinza que vou guardando os bocadinhos que tenho com esta gente, cada vez mais escassos mas não menos preciosos.
31 de janeiro de 2015
18 de janeiro de 2015
Fotografia de ferro
Já estava para fazer este post há bastante tempo mas é sempre complicado falarmos de forma simples de algo que a gente gosta muito não é? Depois de tantas voltas, lá me orientei para finalmente escrever um post como deve de ser sobre sobre a Hierro, uma amiga dos tempos de faculdade, uma miúda à maneira que fotografa muito bem. Muito bem é eufemismo, na minha humilde opinião, é das pessoas com mais talento que conheço e que mais aprendi aprendo sobre fotografia - foi com ela que comecei a fotografar em analógico e só isso pra mim é imenso! Estive à nora para escolher algumas fotos dela que mais gosto mais lá me orientei, entretanto fiquem o com Flickr dela :)
Acabei por decidir fazer uma mini entrevista para ficarem a conhecer um bocadinho mais sobre ela :)
Com que idade começaste a fotografar e porquê?
Penso que comecei a fotografar por volta dos 4/5 anos por influência do meu pai e com máquinas descartáveis. É provável que tenha gasto montes delas atrás da gata que tinha na altura. Uns anos mais tarde recebi uma Fuji instax e fui toda contente para a escola gastar os cartuchos todos de uma vez.
Uma foto tua que gostes.
Acho muito difícil escolher uma fotografia minha, pois há sempre imperfeições ou detalhes que nós pensamos que poderiam estar melhores, mas esta penso que resume muito aquilo que gosto de captar.
O que mais gostas de fotografar?
As pessoas costumam ser o meu alvo e gosto muito de fotografar à noite. Graças à minha veia de historiadora, também não deixo escapar pormenores de arquitecturas.
Fotógrafos preferidos?
Um dos meus fotógrafos preferidos é o Robert Doisneau, cativou-me completamente com o "Beijo do Hotel de Ville". De resto gosto muito da Cindy Sherman, Sebastião Salgado, Nan Goldin, Olivia Bee, Edgar Martins, Patrícia Almeida, etc.
Fotos preferidas?
Simon Jessica Kiss in the Pool - Nan Goldin |
Le Baiser de l'Hotel de Ville - Robert Doisneau |
Que câmaras e filmes usas?
Apesar de já não ligar tanto à fotografia digital uso uma Pentax K100D que está a precisar de uma substituta. Para a fotografia analógica uso uma Nikkormat FT3 e por vezes uma Fish Eye. Em relação aos rolos, costumo usar os fujifilm superia expirados e os kodak color plus.
Aqui ficam algumas das que gosto mais :)
Esta é uma das minhas fotos favoritas da Hierro, não só pela foto, como por estarmos nós as três (a Rita tá em todo o lado hehehe) mas por ser tido tirada na faculdade |
Esta aqui opá ♥! |
5 de janeiro de 2015
Fim do 365
Comecei o 365 com alguns objectivos, fotografar mais e melhor, ter um projecto que me ocupasse a longo prazo e não desistir dele. Encarei-o sem grandes pressões, numa de vamos indo e vamos vendo, afinal eu já sei como sou com estas coisas. No fim do ano olhei efetivamente pro lado mais a sério do 365.
Vantagens do 365?
* Notei uma melhoria mais que significativa nas minhas fotos.
* Tenho um diário visual do meu ano o que é um máximo porque eu esqueço-me de tudo!
Desvantagens*Nada desta bida!
2014 teve:
365 dias
286 dias com fotos
79 dias sem fotos
Vantagens do 365?
* Notei uma melhoria mais que significativa nas minhas fotos.
* Tenho um diário visual do meu ano o que é um máximo porque eu esqueço-me de tudo!
Desvantagens*Nada desta bida!
No início do projecto achei que o ia fechar este ano, mas agora tirar fotos é como lavar os dentes, dia e noite. Não sabia se fazia o mesmo outra vez ou lhe dava um tema, algo mais específico, mas gosto da liberdade e flexibilidade que algo sem tema me dá. Ok, acho que vai ficar igual. É, fica igual!
Obrigada a todos que deram a vossa opinião, adoro ler cada uma delas e convido a quem quiser fazer algo semelhante; se passarem 15 dias sem pegar na câmara/telemóvel continuem na mesma, é giro, tou a dizer!
E agora, um conjuntinho das fotos que mais gostei este ano. É praticamente impossível escolher uma por mês, por isso peguei em duas de cada, selecionado as fotos pelo seu aspecto ou pelo que me lembram. Se clicarem no mês de cada conjunto de fotos vão para o post que fiz desse mês :)
Hey! This post was kinda hard and nostalgic to write. This is the closure of 2014 's 365 photo project . I'm super happy to finish it even though I failed to photograph 79 days. I improved my photography skills and now I have a visual reminder of my year, so no downsides! If you're in doubt if you should try this kinda project I say go for it! Even if you miss some days don't be hard on yourself and keep doing that :)
1 de janeiro de 2015
365 Dezembro
Na Comic Con |
Concerto do Filho da Mãe |
Dezembro foi um mês de correria, mas da boa. Reparei que neste mês fiz todas as coisas que fui fazendo durante o ano: estive em Lisboa com a Rita, estive de férias noutra parte do país, revisitei uma cidade cá do Norte, fui a um concerto com quem mais gosto e fotografei muito. Foi uma bela maneira de acabar o ano em fotografias e acabar o 365 sem acreditar que o completei - próximo post vem balanço do projecto todo (claro, tinha que ser).
Subscrever:
Mensagens (Atom)