26 de fevereiro de 2014

Stencil na Baixa

No segundo semestre do último ano eu e o meu grupo fizemos um trabalho bestial. Tínhamos um tema bestial (sugerido pelo prof!) e maneiras bestiais de o trabalhar : stencil na baixa do Porto. Foi das coisas mais giras que fiz. Quem é de cá sabe que na zona de Miguel Bombarda havia uma parede cheia de stencil no entanto foi apagada (cenas legais). Mas metemos mãos à obra e andamos por todo o lado, Bombarda, Cedofeita, Passos Manuel, Poveiros e encontramos exemplos super giros desta arte. Moral da história? O stencil é como o cogumelo, nasce em todo o lado, apagas e ele volta a aparecer, em cima do apagado! :D (checkem o tumblr que criamos na altura - agora desatualizado).


*margarida (irmã) tira-me as fotos na horizontal cachopa*



Mas porque raios peguei nisto agora? Na segunda vi este mural, na Rua Miguel Bombarda, ainda por acabar - tinha demasiadas tralhas à frente e não consegui tirar foto. Não é novidade nenhuma que gosto de arte e de andar a cheirar estas coisas por todo o lado; o que me deixou curiosa foi a lata de donativos que encontrei à beira da caixa do Pimenta Rosa (restaurante/café do centro comercial bombarda) para que os artistas possam acabar com o mural.

Pra ser sincera não sei bem o que achar disto. Até que ponto um ''peditório'' destes funciona? Acredito que muitos não doem dinheiro pro ''vandalismo'' e, como sabemos que esse dinheiro tem de facto esse fim? Eu quero acreditar que vai realmente para ajudar os artistas. Dinheiros à parte, espero que o pessoal que está a tratar disto consiga acabar o projecto!

Ah, eu apareço nas fotos porque este post ia ser mais do tipo outfit, mas acabou por tomar outro rumo, mas já sabem, a roupa toda veio das mãos da minha mãe x)


Ps: não apoio vandalismo e tralhedo feito por gente malandra que estraga propriedade privada, património ou espaços claramente habitados, you get me!


Some pictures of Oporto's downtown with examples of stencil art; this pictures are about one unfinished mural.




Revisão de texto: Consultem este link para perceberem mais sobre o projecto, questões legais, financeiras e assim. Go art! (um agradecimento especial à Ana Brito pelo alerta ^^)

19 comentários:

  1. Acho que esse tipo de trabalho não é tão apreciado como devia!
    Eu cá gosto, desde que seja feito no devido lugar! ;)

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Epá, só consigo reparar nos teus sapatos que parecem tão giros!

    ResponderEliminar
  3. Falaste do pimenta rosa e quase que me babei ao lembrar-me do bolo de chocolate deles, ai senhor!
    Eu sou a favor desse tipo de arte quando é feita com esse propósito: arte e não simplesmente vandalismo.

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que projecto tão giro, e tu sempre gira tambem eheh
    La Cerise Shop giveaway
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Great coat! x Anna
    www.fashionanna.com

    ResponderEliminar
  6. eu gosto destas coisas, desde que não sejam só rabiscos ridículos tipo 'amo-te andré' ou 'hdjklhfidfhh gang' LOL

    ResponderEliminar
  7. Que fofa! E que giro *-* Era para ir à Bombarda no valentine's mas estava a chover, o meu professor de desenho tem a galeria Por Amor à arte e iamos lá :(

    ResponderEliminar
  8. Que linda, gosto deste tipo de projectos apesar de serem um pouco mal vistos por certas pessoas, acho que ainda não perceberam ainda bem no que consiste estas obras :)


    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro este tipo de arte, quando é feita a serio sem ser por vandalismo. As cidades ficam lindas com as paredes bem decoradas :)
    E o teu look fica só bem aí!

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente o graffiti ainda não é bem aceite pele sociedade porque associa-se ao vandalismo em vez à arte, mas felizmente penso que já se nota uma mudança na mentalidade das pessoas e aos poucos acabará por deixar uma maior presença nas ruas, como deve de ser :D

    xoxo,
    Lovely Seventy One

    ResponderEliminar
  11. Lovely pictures. Great green coat

    XxX
    http://fabulousstylews.blogspot.com
    www.facebook.nl/fabulousstylews

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto imenso acho que dá vida à cidade.E tu tás linda xx

    New post on:
    www.tuttifruttibyam.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. I love walls full of grafitti, isn't it art? fantastic art? these photos are amazing, you perfectly suit to the place <3

    http://coeursdefoxes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Adoro ver esse tipo de grafitis, desde que sejam bem feitos, é pena que a sociedade ainda veja esse tipo de arte como vandalismo :(
    Bem, adorei o post e o blog e muito obrigada pelo comentário! :D
    Estou a seguir! :3

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. eu não gosto deste tipo de coisas em que só dizem 'amo-te', 'dava a vida por ti' e etc, mas depois há aqueles que são verdadeiras obras de arte, e esses adoro :)
    btw, adorei o teu outfit :)
    também gostei muito do teu blog, já te sigo :)

    ResponderEliminar
  16. óóh muito obrigada querida! :)
    ahah era mesmo, andava desejosa deste tempo :b

    ResponderEliminar
  17. Eu não apoio esse tipo de arte quando é em zonas privadas e sem autorização do proprietário. Mas sinceramente acho que há certas zonas públicas em que a câmara ou junta poderia "doar" uma parede para os artistas fazerem a sua arte porque a verdade é que já vi "pinturas em parede" (não gosto do termo graffiti) lindissimas. Temos de ver isso como um quadro em grande escala. Não acho bem fazerem sem autorização. Devia é haver mais incentivos, era uma maneira de dar mais cor às ruas que por vezes podem ser tão monótonas.

    ResponderEliminar
  18. Que boneca :3

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita :)