25 de agosto de 2014

Janela Indiscreta

Já escrevi várias vezes aqui que adoro fotografar pessoas. Gosto de ver como interagem, como é que as pessoas se relacionam, como reagem ao que lhe acontece, apanha-las a cru - ganhei foi um gosto especial por casais (queria uma maneira anti creepy de dizer isto mas não deu). As fotos abaixo são uma amostra de algumas que gosto, o que me inspira e o que procuro :)

Henri Cartier Breson, Romania, 1975






Hungary 1980, Guy Le Querrec
Era impossível  trazer só fotografias quando passei horas infinitas a babar-me para cima das pinturas no entanto, trago só uma, uma das minhas obras favoritas do Millais, dos Pré-Rafaelitas e de sempre, a Yes, de 1877.




Ok, isto tudo para chegar aqui. Tirei esta foto à dias. Estive horas sentada neste café e este casal também. Não tinham nada de particular, não falavam muito, mas qualquer coisa neles me fazia lembrar o quadro de cima. Além das semelhanças óbvias, como o dar a mão, estarem de lado, ela à direita e iluminada e ele com a cara quase tapada pela sombra, as semelhanças emocionais também se vêm afinal, passem os anos que passarem, gente é sempre gente e passa pelas mesmas manhas.

8 comentários:

  1. Oh adorei, és uma verdadeira artista! :) Assim que descreveste a foto com as semelhanças do quadro, fez todo o sentido :P

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Também gosto muito desse tipo de fotografias, do género daquela clássica do beijo do casal na rua em paris... adoro espontaneidade nas fotografias, adoro registar momentos unicos.
    Gostei muito dessa comparação e da fotografia. beijinho

    ResponderEliminar
  3. Depois de ver e ler tudo, só consigo dizer: wow, Inês :O
    A foto está linda! E percebo perfeitamente essa tarde fotografar pessoas, porque eu também sou assim!

    ResponderEliminar
  4. pois... realmente talvez seja um pouquinho de nada creepy =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  5. Ri-me com a procura de uma "maneira anti-creepy". :D

    Eu percebo completamente o fascínio pelos casais, tanto na pintura como na fotografia, embora prefira a espontaneidade que a fotografia permite capturar.

    Acredito que cada casal tem uma linguagem secreta só sua e que pode basear-se até apenas no toque, dispensando as palavras porque estão ambos tão intimamente ligados que nem sempre precisam delas.

    Pelo menos gosto de acreditar nisso. :)*

    www.joanofjuly.com

    ResponderEliminar
  6. I haven't don't know what you have written, but old pictures have such a nice sphere and feeling to it! I can't get enough of them ^_^

    ResponderEliminar
  7. Muito linda a última foto
    Adorei o post

    www.rayanimelo.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita :)