No segundo semestre do último ano eu e o meu grupo fizemos um trabalho bestial. Tínhamos um tema bestial (sugerido pelo prof!) e maneiras bestiais de o trabalhar : stencil na baixa do Porto. Foi das coisas mais giras que fiz. Quem é de cá sabe que na zona de Miguel Bombarda havia uma parede cheia de stencil no entanto foi apagada (cenas legais). Mas metemos mãos à obra e andamos por todo o lado, Bombarda, Cedofeita, Passos Manuel, Poveiros e encontramos exemplos super giros desta arte. Moral da história? O stencil é como o cogumelo, nasce em todo o lado, apagas e ele volta a aparecer, em cima do apagado! :D (checkem o tumblr que criamos na altura - agora desatualizado).
*margarida (irmã) tira-me as fotos na horizontal cachopa* |
Mas porque raios peguei nisto agora? Na segunda vi este mural, na Rua Miguel Bombarda, ainda por acabar - tinha demasiadas tralhas à frente e não consegui tirar foto. Não é novidade nenhuma que gosto de arte e de andar a cheirar estas coisas por todo o lado; o que me deixou curiosa foi a lata de donativos que encontrei à beira da caixa do Pimenta Rosa (restaurante/café do centro comercial bombarda) para que os artistas possam acabar com o mural.
Pra ser sincera não sei bem o que achar disto. Até que ponto um ''peditório'' destes funciona? Acredito que muitos não doem dinheiro pro ''vandalismo'' e, como sabemos que esse dinheiro tem de facto esse fim? Eu quero acreditar que vai realmente para ajudar os artistas. Dinheiros à parte, espero que o pessoal que está a tratar disto consiga acabar o projecto!
Ah, eu apareço nas fotos porque este post ia ser mais do tipo outfit, mas acabou por tomar outro rumo, mas já sabem, a roupa toda veio das mãos da minha mãe x)
Ps: não apoio vandalismo e tralhedo feito por gente malandra que estraga propriedade privada, património ou espaços claramente habitados, you get me!
Some pictures of Oporto's downtown with examples of stencil art; this pictures are about one unfinished mural.
Revisão de texto: Consultem este link para perceberem mais sobre o projecto, questões legais, financeiras e assim. Go art! (um agradecimento especial à Ana Brito pelo alerta ^^)