9 de janeiro de 2014

What makes a good blog?

Há dias, entre zappings, apanhei uma entrevista a um músico português do hip-hop. Quando já estava a mudar de canal ouvi o apresentador a dizer qualquer coisa do tipo ''ah, mas tu pareces-me diferente dos músicos da tua área. És bem educado e as tuas letras não são só sobre bling bling e os teus vídeos com miúdas semi-nuas a fazer o twerk'' Achei piada a isto porque o músico lá lhe respondeu que lá por haver um modelo (norte-americano) bem sucedido monetariamente, isso não teria o mesmo impacto na nossa cultura, nem faz sequer sentido estar a copiar só porque é rentável (afinal, onde é que está a originalidade?).

Ok aquilo passou-me, mas depois dei por mim a pensar na mesma coisa, mas cá pros lados da blogosfera. Não me desligando da minha formação, esta questão da originalidade, plágios, cópias e produção em série volta e meia me faz pensar.  Referindo-me aos blogs mais virados pra moda e semelhantes, afinal o que faz um bom blog?

Um blog é definido por milhentos seguidores e comentários? Várias parcerias com lojas? Uma cascata de informação copy-paste dos sites de moda? Uma pilha de roupas acabadinhas de sair do forno?

Criou-se um modelo muito à base do show and tell, do que se usou, comprou e o que se ''usa'' (em jeito impessoal, publicitário e desnecessário, atenção que nem todos são assim claro), numa plataforma visualmente estilizada, semelhante a tantas outras, que se vêem reproduzidas em blogs de menor impacto. Criou-se uma uniformidade tal que podemos ver um blog dos EUA, da Rússia, de Portugal ou do México e nos parecer a mesma pessoa. E cada vez mais aparecem cópias, das cópias das cópias. Faz-se um blog destes por se gostar ou pelo nosso ego? Acho que isso dita logo o rumo do mesmo. Então afinal o que faz um bom blog?

Vou cair no cliché e dizer, de forma curta, que o que faz um bom blog é ser original, afinal quem quer uma cópia?

Aceitam-se sugestões/respostas à minha pergunta x)

19 comentários:

  1. Concordo plenamente que o facto de se ter muitos seguidores, comentários e parcerias não faz de um blog um blog melhor do que muitos outros!
    De resto acho que sou suspeita para falar porque em conteúdo provavelmente existem muitos do género, o que comprei, o que usei, o que gosto das lojas e blabla xD
    Contudo são também esse tipo de blogs que me conquistam, é o tipo design, a qualidade das imagens e posts com roupas dentro do meu estilo, basicamente é um blog com o qual me identifico. E claro que também há outros que por vezes tem algo que me agradam e me conquistam pela diferença.
    Acho que é um tema que dava pano para mangas xD

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Claro que não ;)
    Há blogs e blogs, há os que dizemos "mais um, colou e postou" e há os que nos apercebemos da dedicação.
    Se não gostasses mesmo deste tipo, se tivesses alguma coisa contra estes blogs certamente nunca comentarias o meu xD

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Julgo que essa pergunta não é muito difícil. Só existem "cópias das cópias das cópias" porque as pessoas não têm personalidade própria, logo, não têm um estilo definido, o que vai influenciar a estrutura do seu blog e o conteúdo dos posts do mesmo. E porque é que essas pessoas não se esforçam? Porque ter um blog com um fundo branco, o título do blog a preto e as imagens que ocupam a tela toda do computador, cujos posts variam entre outfit do dia e wishlist de um outfit, é mais rentável do que um blog com personalidade.
    Não sei o que te diga mais, porque também tens aqueles blogs que eram excelente e, porque o eram, ganharam montes de seguidores e patrocínios e, agora, quando vais a ver um post, nem se dão ao trabalho de "traduzir" do português do Brasil para o português de Portugal.

    Isto tem muito que se lhe diga!

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
  4. We like your writing.

    We also have a blog, http://amigasyresidentesenstylestation.blogspot.com.es/, if you want watch it and if you like do not hesitate to follow

    xoxo

    ResponderEliminar
  5. tens tanta, tanta razão. detesto posts copy paste e prezo blogs originais e que tentam ser diferentes, são os melhores

    ResponderEliminar
  6. E claro, estou de acordo contigo. Há muita copia por aqui, há muita "ai, está na moda vou mandar vir", há muita gente que só faz isto para receber roupa grátis. Mas felizmente também há gente que faz isto por gosto, e que então recebe as roupas como "prémio"! É bom ser reconhecido, é bom ter followers, mas de que interessa se esses followers só estão a seguir por causa dos giveaways? Se nem sequer comenta ou apreciam o nosso trabalho? Eu ás vezes fico parva com coisas que vejo mas não falo, mas quando vejo estes posts assim venho cá meter o bedelho ahahah!! E diga-se de passagem que estou super cansada, e se estiver algum erro neste comentário desculpa-me, preciso de uma noite descansada mas não poderia deixar de comentar! Um beijinho grande**
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Pois pode, até porque contra nós podemos falar.
    Há coisas que, como blogger, me arrependo de ter feito mas que com elas cresci e, agora, estou a fazer do meu projecto o mais personalizado e original possível.

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo. Já andavam há algum tempo para criar um blogue e decidi criar um, no meu blog mostro alguns trabalhos escolares ou experiências que faço, filmes que vejo, livros entre outras coisas, só uma iniciante na blogesfera ainda tenho muito para aprender a nível de arranjar o blog em termos de design entre outros conteúdos.
    Mas este tema têm muito por onde se pegar.
    Beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante do tema, porque por vezes é necessário temas deste género para discutir ideas e opiniões! Eu estou de acordo com o que dizes, acho que começa a faltar um pouco a devida originalidade (se bem que se formos a ver não é só na blogosfera é também na música e outras áreas criativas tal como dizes) mas dá para perceber realmente quem quer seguir ser mais um "blog" e quem quer se destacar por fazer a diferença e marca uma a sua posição na blogosfera de uma forma positiva.
    Eu valorizo um blog que fala de tudo um pouco mas essencialmente de arte, moda, fotografia, música e aqueles que se dedicam mesmo em fazer diferença.
    Resumindo, é exactamente o que dizes.. é muito importante trabalhar num blog original porque cópias já existem tantas!

    Giveaway <3 SHE WALKS Blog

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso desta publicação, e foi exatamente isso que me fez mudar o meu blog, o pensar no que é me torna diferente dos outros e que me fez desvalorizar aqueles típicos outfit posts que toda a gente (com um blog) faz, sempre com as mesmas tendências, mudando apenas a pessoa e o blog que o apresentam. Bem, parabéns pelo post.

    Márcia, http://alexachungscloset.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu tento não levar essa questão dos blogs muito a sério. Cada pessoa publica o que quer e se algumas meninas gostam de ser cópias de cópias, bem, isso é com elas. Eu gosto de blogs que mostram a essência da pessoa, que me inspirem, que mostrem detalhes mais pessoais das vidas delas e são esses os blogs que eu leio religiosamente. Os outros? Oh well, os outros passam-me ao lado :p

    Venus In Fleurs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa essa deve ser a melhor atitude a ter nestas coisas, mas as minhas veias de historiadora não me deixam em paz :p

      Eliminar
  12. Confesso que o meu blogue foi criado apenas em novembro do ano passado e já conta com cem seguidores,sim,atingi essa barreira,o blogue não tem assuntos de muita importância e eu não tenho muita originalidade mas acontece que as pessoas que vão ao meu blogue gostam e comentam. Acho que um bom blogue é feito à base de muitos comentarios,muitas visitas e,claro está,a originalidade que é aquilo que eu não tenho. Quero desejar-te um bom domingo,desejar-te uma excelente semana,muitos beijinhos,fica com deus e até breve!!

    ResponderEliminar
  13. Adoro que o título do post te tenha trazido memórias agradáveis. :3

    Márcia, http://alexachungscloset.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. this is very helpful post :) thank you for sharing <3
    http://coeursdefoxes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Belo tema e sem dúvida que nos faz pensar. Por vezes também dou por mim a pensar nisto mesmo, até porque já ando nestas vidas há uns 4 anos x) e realmente as coisas tem vindo a mudar muito e há certas partes da blogoesfera que muito me irritam pelas razões que apontas em cima. Mas sabes que mais? Já me aborreceram mais, agora cada vez mais dou numa de anti e faço o que quero no meu. Quem não estiver interessado em ver, é mandar fod*** x)
    mas concordo com o que dizes e percebo-o perfeitamente!

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito do post!
    O Original é o melhor :)

    ResponderEliminar
  17. that's a shame you don't write in english, but anyway I tried to read it with google transleate and it seems really interesting and true! :)

    Style Junkie

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita :)